Camocim é um município e uma cidade do estado do Ceará, Brasil. Localiza-se na microrregião do Litoral de Camocim e Acaraú, mesorregião do Noroeste Cearense. O município tem quase 60 mil habitantes e 1158 km². É a terra do aviador Pinto Martins.
Cultura
Os principais eventos são:
- Festa do Bom Jesus dos Navegantes - Padroeiro (novembro),
- Carnaval (fevereiro),
- Festival de Violeiros (abril),
- Festival de Quadrilhas (junho),
- Procissão Marítima de São Pedro (29 de junho),
- Festival de Música (julho),
- Festa da Lagosta e escolha da Rainha da Lagosta (julho),
- Aniversário de Camocim (setembro),
- Festa do Município (setembro),
- Regata de Canoa (setembro),
- Festa de São Francisco (outubro)
- Festa e novenas do Bom Jesus dos Navegantes - Padroeiro (novembro)
- Regata Ecológica de Tatajuba (novembro),
- Festa do Caju.
História
A área na qual Camocim localiza-se é um teriitório de uma rica história de intercambio e conflítos entre povos. Os primeiros habitantes foram os indigenas de várias etnias, tais como os Tremembé], Tabajara, Jurema, Jenipaboaçu, Cambida,[9].
Os portugueses chegaram nestas bandas, a partir da segunda metade do Século XVI, com diversos intuítos: um reconhecimento completo da região a partir de Tutóia no Maranhão aos limites finais entre Ceará e Rio Grande do Norte(a barra do rio Camorim, por exemplo foi catografada com o nome de Rio da Cruz); como base de apoio para a ocupação do litoral, bem como base de apoio para confrontos militares com os franceses que ocupavam o Maranhão. Deste momento histórico existem várias cartas topográficas datadas dos séculos XVII. Por exemplo: em 1604, Pero Coelho de Souza, passou nestas bandas com rumo a Ibiapaba e as batalhas no Maranhão.
Depois da segunda metade do século XVII, surge o projeto de construir o Forte em Camocim com a intenção de proteção dos ataques dos índios e do piratas, porém este projeto não foi adiante. A Barra do Camocim como núcleo urbano vai consolida-se com a traferêcia da Missão de da Tabainha. Um empreendimento do padre Ascenço Gago, com o intuíto de aldaiar os Tremembé e outra etnias.
A partir de 1792, chegam a Barra do Camocim, famílias oriundas de Tutoia, as quais inplementaram a agricultura e pecuária na região. Em 1868, foi criado o distrito policial e desta forma Camocim consolida-se como núcleo urbano.
postado por: